Posted on

ESTAS são 4 características da cultura pop brasileira

Primeiramente é necessário entender o que é cultura Pop. Ela para alguns consiste como a tentativa de dialogar com a arte erudita e foi amplamente divulgada pelos meios de comunicação. A arte da cultura pop tenta reproduzir os artistas ícones da época em que o cinema e a televisão estavam em alta com o sucesso de várias bandas famosas como os Beatles.

Falando de forma mais simplificada e geral, hoje, o que viraliza seja ela cantor, seriado, programa de tv, reality show como A Fazenda 2021, música e entre outras coisas são consideradas cultura pop. Dentre as categorias mais famosas da cultura pop estão: entretenimento, esportes, notícias, política, moda e tecnologia.

Principais características da cultura pop

Entretenimento leve

Series e filmes de comédia são as principais características da cultura pop, com uma pegada leve sem problemáticas pesadas e que sejam conteúdos confortáveis de serem vistos, mas que carregam uma identidade visual que são capazes de influenciar os comportamentos e estilo da juventude. Os filmes de heróis se destacam aflorando a criatividade das pessoas com superpoderes e vilões malignos.

Conteúdos que trazem clima de nostalgia também vem forte na cultura pop com referências de anos anteriores como os anos 80 com roupas, músicas, brincadeiras e entre outras características.

Moda confortável e arrojada

A moda na cultura pop sem dúvidas é uma das características que mais se destacam. Roupas confortáveis, oversized, cores vibrantes ou neutras e peças que foram sucessos nos anos 80/90 estão presentes em vários catálogos de moda, capas de revista e vitrines de lojas.

Peças de moletom e tricô também ocupam um local especial na moda da cultura pop que busca cada vez mais o conforto principalmente em ambientes frios onde essas peças cumprem o papel de manter aquecido quem as utilizam.

Tecnologia simplificada

Tecnologia que simplifique ações do dia a dia e que promovam cada vez mais a praticidade sem deixar de lado a qualidade é algo extremamente valorizado. A utilização de aplicativos versáteis que viabilizem a resolução de problemas e possibilitem informação rápida e atualizada são consideradas fundamentais a cultura pop.

Esportes inclusivos

Esportes que trabalham com a inclusão e promovem diversão e interação com o público são principais marcas dessa cultura. E nesse caso as características não ficam presas exclusivamente ao esporte propriamente dito, elas circulam pelo vestuário, comportamento dos atletas e imagem que os times passam que mesmo as pessoas não gostando do esporte começam a acompanhar e comentar sobre devido aos demais fatores que os compõe.

5